Vintage soldier writing a letter.
Caros Leitores
 
O investidor Warren Buffett envia todos os anos aos seus accionistas uma carta a explicar-lhes de forma detalhada os resultados da empresa, através dos investimentos que foram feitos. Na mesma carta vêm também detalhados a filosofia de investimento e os critérios que nortearam esses mesmos investimentos.
 
Na página da E-Primatur – e também na da Bookbuilders – os leitores têm acesso imediato aos dados dos dois projectos: o dinheiro já angariado, a quantidade de apoios e projectos concretizados e o número de projectos em votação. Quanto à filosofia editorial, julgamos que já é perceptível pelo catálogo que fomos construindo.
Sendo uma editora, e, por extensão, um agente que opera no sector da cultura, a E-Primatur é também, e antes de mais, uma empresa, que tem de se reger por critérios comerciais, sujeita à lei de mercado e com responsabilidades sociais e fiscais, com todas as implicações daí decorrentes. É por isso importante fazer um pequeno balanço ao fim de seis anos de actividade.
 
A E-Primatur/Bookbuilders é hoje uma editora sólida do ponto de vista financeiro, e isso deve-se, essencialmente, aos seus leitores, que a apoiaram, tanto na fase de crowdfunding como posteriormente, nas livrarias ou em compras no nosso site. Essa solidez permite-nos hoje fazer projectos que há cinco anos seriam impensáveis, por causa do custo associado.
 
Dito isto, temos outros desafios pela frente, o principal dos quais o aumento do custo das matérias-primas (papel e cartão) e da energia e combustível: desde o início do ano, o papel que usamos na nossa produção já aumentou quase 20% e as papeleiras já notificaram os seus clientes de um novo aumento de 10% em Janeiro. O cartão – que usamos nos livros de capa dura – aumentou quase 50%; quanto aos preços da energia e dos combustíveis, os próprios leitores sentem-nos todos os dias nos respectivos orçamentos familiares.
 
Apesar destes aumentos, fizemos um esforço para não aumentar o preço dos livros e é nossa intenção não o fazer em 2022. A única alteração será um pequeno acerto no desconto do livro em fase de crowdfunding; se antes esse desconto se cifrava em 1/3 (33%) relativamente ao preço do livro depois em livraria, agora teremos uma pequena redução: será sensivelmente de 30% relativamente ao preço final em livraria. Esta redução representa um pequeno esforço por parte de quem apoia, mas uma ajuda preciosa para o projecto. Estamos em crer que os Leitores compreenderão a decisão.
 
Com votos de um 2022 carregado de Boas Leituras!