"Imprimatur" (imprima-se) era a palavra latina gravada no selo que a Inquisição usava para indicar que um determinado original podia ser impresso. 

O Projecto E-Primatur é uma ideia de Hugo Xavier, ex-editor da Cavalo de Ferro e Ulisseia/Grupo Babel; Pedro Bernardo, responsável editorial de Edições 70 e Actual, do Grupo Almedina; e João Reis, ex-editor da Eucleia.

Uma linha editorial base constituída por obras essenciais que marcaram leitores e foram capazes de mudar mentalidades - para o bem e para o mal - e por vezes a própria História; os livros que serão editados pela E-primatur visam preencher lacunas graves no panorama cultural/editorial português.

Essas edições serão divulgadas a partir do sítio do Projecto E-Primatur, nas redes sociais e a partir de páginas de sítios parceiros.

Parte do Projecto contempla a figura do crowdpublishing, a vertente para edição de livros do crowdfunding, ou financiamento colectivo, como apoio à publicação, mas sobretudo como mecanismo de promoção, divulgação e financiamento.

No sítio da Editora será também possível o leitor indicar que livros gostaria de ver publicados no mercado português ou reeditados depois de longos períodos de ausência dos escaparates. Não garantimos que todos possam vir a fazer parte do catálogo, mas todos serão tomados em consideração.

O projecto viverá, também, da capacidade de os leitores construírem uma comunidade. Este é um projecto que só será realidade se quem gosta de livros passar a palavra e participar na promoção e divulgação, tendo para tal as redes sociais um papel tão importante como os círculos de amigos.

A desculpa habitual das editoras para a publicação de determinado título ou a não publicação de outro é o "mercado" e o mercado são os leitores. Este será o primeiro projecto editorial que vai efectivamente dar voz aos leitores.

E-Primatur é o "Imprimatur" dos leitores que pela primeira vez terão a palavra final.

Contamos convosco.
 
Pedro Bernardo
Hugo Xavier
João Reis
Venha construir esta editora connosco