18.90€ 17.01 
Titulo Textos Políticos - Antologia
Autores Antonio Gramsci, Miguel Freitas da Costa (Introd., Selec. e Notas), Miguel Freitas da Costa et alii (tradução)
Colecção
Clássicos do Pensamento Político
Género
Clássicos do Pensamento Político
Proposto por
Pedro Bernardo
Editor
Pedo Bernardo
Formato
13x20cm
N.º Páginas
352
Data
Janeiro de 2024
ISBN
978-989-8973-59-7
Notas
É aos escritos mais evidentemente políticos que é dedicada a escolha que se segue.
É aos escritos mais evidentemente políticos que é dedicada a escolha que se segue. É uma escolha pessoal – não há maneira menos redundante de dizer o óbvio. A minha intenção é pôr em destaque a dedicação de Gramsci a um projecto revolucionário muito claro: a assunção do poder por qualquer meio adequado para chegar a uma «ditadura do proletariado» que – ai de nós!, como diria Gramsci – terá de ser encarnada inicialmente pelo domínio do Partido e dos seus «melhores», da sua aristocracia. Gramsci não tem medo das palavras – mas conhece o seu poder. Daí a sua popularidade entre uma extrema-esquerda como a do defunto Podemos, por exemplo, cujo ex-chefe carismático disse, numa entrevista aos Financial Times: «A realidade é definida pelas palavras. De modo que quem é dono das palavras tem o poder de moldar a realidade». Essa ditadura não é o que nós julgamos ver: quer dizer, dizem-nos, liberdade.
da «Introdução»

PLANO DA OBRA:
1 . O sol da terra: a Revolução soviética
2 . A conquista do Estado
   - Opressores e oprimidos
   - Estado e sociedade civil
   - o Partido
3. O conceito de hegemonia e a formação dos intelectuais
   - Guerra de movimento e guerra de posição
Antonio Gramsci nasceu em 1891, numa família reduzida à miséria pela desgraça financeiro-burocrática do pai, funcionário público.
Foi socialista desde a juventude universitária, em Turim, e fundador, em 1921, do Partido Comunista Italiano, que resultou de uma cisão estrondosa no Partido Socialista, da qual foi um dos arquitectos e chefes de fila. Morreu em 1937, sem chegar a assistir à derrocada do Fascismo que profetizara com alguma precipitação. Estava internado num dos hospitais para onde foi sendo transferido das cadeias onde estivera internado desde a sua detenção em 1926, quando estava no auge a sua preponderância no PCI, consagrada no Congresso clandestino do Partido em Lyon.
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco