De vez em quando queremos variar - é uma tentação de todos os editores - , queremos fazer coisas ligeiramente diferentes. E por isso magicamos aqui criar uma nova colecção, "Variações" de seu nome, e de conceito simples: obras importantes e marcantes dos mais diversos estilos, géneros, temáticas ou categorias que, originalmente, tenham sido publicados em edições com até cerca de 120 páginas.

E assim e em 2020, três títulos para abrir as hostilidades. A saber:


Assim e na ficção clássica, duas novelas de Honoré de Balzac incluídas na sua série A Comédia Humana em que o autor traçou os tipos humanos na sociedade moderna da altura (e que são ainda os mesmos de hoje, afinal), «O Ilustre Gaudissart» (1833) e «A Bolsa» (1832).

No domínio da não-ficção e escrito no ano de 1940 pelo grande escritor britânico Herbert George Wells, «Os Direitos do Homem» é um dos muitos textos que o autor, escritor prolixo e incansável, deixou sobre a igualdade e os direitos universais do homem. Este pequeno texto foi a base da Carta Universal dos Direitos do Homem adoptada pelas Nações Unidas em 1948.

«Contos e Apólogos» é um título artificial (ou editorial, se preferirem) que reúne seis histórias (dividem-se os especialistas se se trata de contos propriamente ditos ou de apólogos - e o título reflecte essa dúvida) em que o grande filósofo francês projecta no palco da ficção questões filosóficas.

Nos próximos dias vê-los-ão aparecer no site da E-Primatur.