Da história de António José da Silva - "o judeu" - cuja vida seria, a partir deste romance de Camilo, tratada por Bernardo Santareno, reza apenas um quarto deste livro que segue os antecedentes familiares do dramaturgo do século XVIII.

Romance histórico, saga familiar, expoente máximo do romance do romantismo, «O Judeu» é provavelmente a única grande obra da literatura portuguesa, juntamente com a homónima de Santareno (mas muito mais abrangente e panorâmica), a constituir-se como um libelo contra a discriminação.

Ao mesmo tempo, temos um Camilo brilhante no seu fogo de artifício verbal e contundente no sentido de humor irónico e sarcástico.

As obras publicadas pela E-primatur só serão possívei com o seu apoio que fazendo uma doação (e recebendo posteriormente o livro por cerca de 2/3 do valor que terá em livraria), quer divulgando junto dos seus amigos que possam ter interesse. Quanto mais divulgar, mais oportunidades haverá para que o livro encontre o "seu comprador" e como no Facebook e nas redes sociais tudo se partilha, porque não partilhar um projecto de qualidade?