Isto dito, apresento uma lista dos livros que mais gostei de ler em 2015; podem não ser os melhores - há quem não aprecie aquilo que acho genial, e amiúde me parece que o que acham fantástico pouco mais é do que lixo -, mas são aqueles que mais gostei de ler, sem que me limitasse a livros editados este ano (poucos são aqueles editados em 2015).
- The Guinea Pigs, Ludvik Vakulik
- To Hell with Cronje, Ingrid Winterbach
- This Way for the Gas, Ladies and Gentlemen, Tadeusz Borowski
- Panzram: A Journal of Murder, Carl Panzram
- Collected Short Stories, 2, W. Somerset Maugham
- Uma Vida à Sua Frente, Romain Gary
- The Celebration, Ivan Ângelo
- Kokoro, Natsume Soseki
- Uma gata, um homem e duas mulheres, Junichiro Tanizaki
- Christina, the Girl King, Michel Marc Bouchard
- Kyoto, Yasunari Kawabata
- Frygtelig Lykkelig, Erling Jepsen
- A Papisa Joana, Emmanuel Rhoides
- Hamlet tinha um Tio, James Branch Cabell
Quanto a estes dois, sou suspeito, porque os traduzi:
- O Salão Vermelho, August Strindberg
- O Tempo de sua Graça, Eyvind Johnson