Em 1957 e em 1958, Bernardo Santareno embarcou como médico de bordo na frota bacalhoeira portuguesa que se dirigia todos os anos para a Terra Nova e Gronelândia. Em blocos de notas, o jovem autor traçou pequenos quadros narrativos que realçavam o elemento humano rodeado pela mais austera natureza. Entre a linguagem poética, a reflexão e a narrativa, estes pequenos textos são um dos documentos mais admiráveis de uma realidade muito nossa ao mesmo tempo que uma obra literária assombrosa.

Tínhamos previsto a publicação deste título ainda este ano mas tivemos de o passar para Fevereiro de 2016 pelo melhor dos motivos: enquanto analisávamos os blocos de notas nos quais Bernardo Santareno escrevera os textos que compõem este volume, encontrámos dois textos inéditos. Para além disso foram também encontradas mais de uma dezena de fotografias que não tinham sido incluídas nas edições anteriores do livro.

Precisamos de algum tempo para trabalhar esses materiais.

Por outro lado e através das redes sociais tínhamos desafiado os leitores a escolher entre duas capas:


A capa vencedora foi a da esquerda mas houver muitos a votarem na da direita.

Tomamos pois uma decisão: a edição que vai para livraria é a capa da esquerda mas, comprando pelo nosso sítio o leitor poderá escolher a edição com a capa da direita (da qual faremos uma tiragem menor) enviando-nos um e-mail após apoiar.

Em breve daremos mais informações sobre os materiais inéditos.